quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VALE DO RIO DOCE DESCOBRE RESERVA DE MINÉRIO DE FERRO EM GUANHÃES


A mineradora Vale do Rio Doce anunciou mais uma descoberta de minério de ferro no município de Guanhães, no Vale do Rio Doce, com reservas estimadas em 400 milhões de toneladas em uma única mina. Só para comparar, a mina de Brucutu, da Vale, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas, tem reservas de 730 milhões de toneladas de minério de ferro. O projeto de Guanhães está focado em 17 de um total de 157 áreas distribuídas em 30,5 mil hectares.
Além de explorar minério no município, a ideia é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo. De acordo com o geólogo João Carlos Cavalcanti, sócio da GME4 não há estimativas do investimento necessário para a empreitada, mas acredita que serão criados de 20 mil e 40 mil empregos na região. Segundo ele, as vagas de trabalho serão geradas na construção de um mineroduto, de um ramal ferroviário e nas usinas de concentração e de pelotização de minério. O projeto de Guanhães é o segundo maior da GME4 no país, atrás apenas do de Piauí.
O novo distrito minerário tem vocação para a produção de pelotas de minério como granulados, pellet-fid e sinter-fid. A fase agora é de prospecção. Os resultados finais são esperados para o fim do primeiro semestre do ano que vem.
Em julho de 2008, foi descoberta, no município de Rio Pardo de Minas, de 28,2 mil habitantes, no Norte de Minas, uma jazida de minério de ferro com reserva estimada em 10 bilhões de toneladas.

Um comentário:

  1. como faço para enviar um curriculo para a mineradora vale!
    anteciosamente: roberto ferreira barbosa

    ResponderExcluir